ATA DO ENCONTRO DO GRUPO DE TRABALHO PELA IMPLANTAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL


ATA DO ENCONTRO DO GRUPO DE TRABALHO PELA IMPLANTAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL NA ZONA LESTE DA CAPITAL DE SP.


Aos onze dias do mês de dezembro de 2009,  às 10 horas, reuniram-se na Representação do Ministério da Educação em São Paulo (Rua Gal. Júlio Marcondes Salgado, 234, Campos Elíseos, São Paulo)  a Sra.  Maria Alice Setúbal e o Sr. Sebastião Soares (Fundação Tide Setúbal); o Sr. Amaury Lima (representando Deputado Estadual Marcos Martins); Cláudio Ap. Cobos (Representando Vereador Jamil Murad); Ana Lucia Rocha (representando o deputado federal Devanir Ribeiro); Cícero Almeida (representando o deputado estadual Adriano Diogo); Rogério dos Anjos (Representando Deputado Estadual Simão Pedro e o Deputado Federal Paulo Teixeira), Jorge Macedo (representando a Vereadora Juliana Cardoso); Walter de Almeida Costa (Fórum para o Desenvolvimento da Zona Leste); Luis França (Movimento pela Universidade Federal na Zona Leste); Ana Cledina, Karin Schoen, Roseli Gama e João Nelson dos Santos (Representação do MEC SP).
A pauta foi iniciada com a apresentação  do Luís França, informando a Reunião realizada em Brasília, no dia 08 de dezembro de 2009, a respeito da implantação do campus Zona Leste da Universidade Federal com o Ministro Chefe do Gabinete do Presidente da República Dr. Gilberto Carvalho, o Reitor da Unifesp, Prof. Walter Albertoni, o Ministro da Educação Sr. Fernando Haddad, lideranças sociais e parlamentares. Na ocasião foi oficializada a implantação da UNIVERSIDADE FEDERAL NA ZONA LESTE. Esta  informação consta no site do Planalto – Governo Federal e também foi noticiada nos Jornais “Folha de São Paulo” e “Jornal da Tarde”, nas edições do dia 09/12.
Em seguida, conforme solicitado em Brasília pelo Ministro Fernando Haddad foi constituída a COMISSÃO DE IMPLANTAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL NA ZONA LESTE, com todos os participantes presentes nesta reunião e acima relacionados   e ainda  o Sr. Beto Custódio (representando o Senador Mercadante), Dom Pedro Luís Strighini (Bispo Auxiliar da Diocese de São Paulo), Odilon Guedes (economista), Sr. Ademir Peres (Movimento de Educação da Zona Leste), Samanta Neves (Movimento Nossa São Paulo),    Sr. Álvaro Alves (morador da Zona Leste), Estefânia Rodrigues (O.S. Santa Marcelina).
O objetivo desta comissão é o de acompanhar e participar de todo o processo de  implantação da Universidade Federal na Zona Leste.
Em seguida estabeleceu-se a SECRETARIA DA COMISSÃO, com a participação da Samantha Neves, Ana Cledina e Roseli Gama.
Em seguida foram formalizadas três comissões assim definidas: 
(1)   Subcomissão - Imóveisintegrantes: Jorge Macedo, Tião Soares, Rogério dos Anjos, Cláudio Cobos, Ana Lúcia Rocha - Missão: acompanhar os imóveis já colocados à disposição através da Prefeitura de São Paulo, inclusive através de compromisso público do prefeito Gilberto Kassab, na sexta-feira, 04/12, em encontro no bairro de Guaianazes, na zona leste; localizar outros e sugerir ao Ministro e à Unifesp para que possam ser avaliados;  acompanhar a definição do local onde será implantada a UNIVERSIDADE FEDERAL dentro da possibilidade de ser mais adentrada à periferia da região. A comissão deverá até o dia 15/12 manter contatos com o secretário municipal Dr. Miguel Bucalem a respeito da situação dos prédios e aproveitar para que indique um representante da Prefeitura de São Paulo para fazer parte desta comissão;

(2) Subcomissão - CursosIntegrantes.Maria Alice Setúbal, Walter Almeida,  Karin Schoen e Samantha Neves (conforme solicitação da mesma, posterior à reunião). Missão: Promoção de debates e seminários a fim de auxiliar na definição cursos a serem implantados (especialmente licenciaturas) e sugestão de propostas de extensão da futura universidade e inclusive de outras demandas da região relacionadas ao tema.

(3) Subcomissão - Institucional: Integrantes: Luís França, Iara Bernardi, João Nelson dos Santos e Cícero Almeida. Missão: Mobilização e articulação política e institucional para apoio na implantação do campus universitário.

Fica a critério dos demais participantes da comissão e ausentes nesta reunião a  opção    
pelo ingresso em uma  subcomissão.
Depois, foi aprovada a proposta do J. Nelson para que uma cópia desta ata seja remetida aos participantes para que conheçam as deliberações iniciais da comissão, inclusive estabelecendo um Compromisso de Apoio a Implantação do Campus para ser divulgado através da internet.
A COMISSÃO deliberou que o próximo encontro será no dia 17 de dezembro, as15:30horas, na Representação do MEC-SP;

Não havendo mais nenhum assunto na pauta, a reunião foi encerrada às doze horas e trinta minutos. Eu, João Nelson dos Santos (ReMEC-SP) e Luis França (Movimento pela Implantação do campus da Universidade Federal na Zona Leste) lavramos esta ata, que é assinada pelos presentes.

São Paulo, 11/12/2009.

João Nelson dos Santos

Luis França

Maria Alice Setúbal

Sr. Sebastião Soares (Fundação Tide Setúbal)

Sr. Amaury Lima (representando Deputado Estadual Marcos Martins)

Cláudio Ap. Cobos (Representando Vereador Jamil Murad)

Ana Lucia Rocha (representando o deputado federal Devanir Ribeiro)

Cícero Almeida (representando o deputado estadual Adriano Diogo)

Rogério dos Anjos (Representando Deputado Estadual Simão Pedro e o Deputado Federal Paulo Teixeira)

Jorge Macedo (representando a Vereadora Juliana Cardoso)

Walter de Almeida Costa (Fórum para o Desenvolvimento da Zona Leste)

Ana Cledina, (Representação do MEC SP).

Karin Schoen (Representação do MEC SP).

Roseli Gama (Representação do MEC SP). 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PROPOSTA DE CRIAÇÃO DO OBSERVATÓRIO DE POLÍTICAS PÚBLICAS

ZONA LESTE DE SÃO PAULO NÃO POSSUI UMA ESCOLA TÉCNICA FEDERAL