ATA DA REUNIÃO REALIZADA EM 24 de abril de 2009


Grupo de Trabalho
Pela Implantação da Universidade Federal na Zona Leste

Ata da reunião realizada em 24 de abril de 2009, às 9h30
 No salão da Paróquia São Francisco de Assis

Presentes (que assinaram a lista de presença)

Jorge Macedo dos Santos (assessor Vereadora Juliana Cardoso)
Renato Wei (assessor Deputado Estadual Willian Woo)
Teodoro Alves
Ivonete da Silva
Luís França
Anderson (sobrenome não consegui ler)
Neusa A. da Silva Melo
Fernando Eliziário
Deputado Simão Pedro
Ana Lúcia Rocha (assessora Deputado Federal Devanir Ribeiro)
Iara Bernardi (Ministério da Educação)
Pe. Ticão
Rogério dos Anjos
João Nelson dos Santos (Ministério da Educação)
Valter de Almeida Costa
Deputado Adriano Diogo
Deputado Paulo Teixeira
Magnelson  Carlos de Souza
Sebastião Soares, também representando Sra. Maria Alice (Fund. Tide Setúbal)

A reunião teve início com Iara Bernardi apresentando projetos do Ministério da Educação:

- Escolas Técnicas (IFET´s)
- Universidade Aberta
- Brasil Profissioalizado

Também falou da experiência na implantação da Universidade Federal em Sorocaba  e no ABC.

Luís França lembrou a proposta do Ministro da formatação do GRUPO DE TRABALHO pela implantação da Universidade Federal na Zona Leste, objetivo principal da reunião.

Rogério sugere nominar o GT e uma pauta. Diz ainda que a Universidade deve ser autônoma ( não extensão) , com campus universitário, contemplar cursos nas três ciências. Propôs a criação de uma comissão de docentes para executar o planejamento do projeto educacional da futura universidade federal na zona leste.

O Deputado Adriano Diogo diz concordar com a fala do Rogério, que o grupo deve se decidir entre uma extensão da universidade federal (Unifesp ou ABC) ou uma nova universidade, se uma escola tradicional ou se tenta introduzir um conceito novo de universidade, observando-se a lei. 
Cita o projeto pelo qual universidades particulares atende jovens carentes com programa de bolsas ou descontos parciais, demonstrando a necessidade de organizar um projeto que possibilite o acesso dos jovens da zona leste à futura universidade federal.
Adriano Diogo ainda diz a necessidade de se trabalhar o conceito de ZONA LESTE como um pólo regional.

Padre Ticão  afirma que não há uma frente de parlamentares que defendam os interesses da zona leste, como há em outras regiões.  Propõe encaminhamentos em cima de 3 pontos:
- prazo / recursos – de onde virão
- formar a comissão
- definir o local/terreno – onde será a universidade

O Deputado Adriano Diogo sugere o terreno (ao lado) do Parque do Carmo 

O Deputado Simão Pedro  na sua fala defende a implantação da universidade na região, pois irá induzir o desenvolvimento econômico, cultural e social.
Defendeu a criação da Frente Parlamentar com um plano/propostas a ser adotado.
Junto com o Deputado Adriano Diogo articular a criação da Frente Parlamentar e “pôr a frente para trabalhar”.
Ainda: mobilizar – trazer o Lula para motivar a implantação da universidade na zona leste. Defende que a universidade federal deva ser autônoma e que o grupo técnico precisa do governo federal.

Valter cita a necessidade de estudo de viabilidade da universidade federal. Lembrou que o Ministro Haddad citou a necessidade de criar um diagnóstico sobre a educação na Zona Leste. Desta forma, com este diagnóstico a comissão abordaria num relatório, os dados da educação geral na zona leste.
Disse ainda da necessidade de se “conectar” ao plano municipal de educação e provocar a conversa com as três esferas de governo. Questionou se, na impossibilidade de uma área pública, qual seria o imóvel – seria comprado?

Dona Neusa disse que todos nós queremos a universidade federal na zona leste e que  pelo menos 50% dos alunos sejam da região. Que se necessário conversar com outras frentes, que se faça, pois o partido maior é o “partido social”.

Ana lembra que a L.D.O. SERÁ votada em junho/julho e a necessidade do projeto da universidade federal ser apresentado à bancada parlamentar.

Paulo Teixeira  coloca a necessidade de uma dinâmica. Deve-se  manter um bom diálogo com o governo federal e principalmente com o Ministro da Educação. Afirma que realmente se faz necessário se colocar o projeto pela universidade federal na LDO/Orçamento da União. Cita a necessidade de se trazer para o grupo os senadores, principalmente Suplicy e Mercadante.  Deve-se procurar  entendimento com os Governos Estadual e Municipal, fato que se dará com a mobilização e o amadurecimento da proposta/projeto – desta forma, avançando para convocar os três governos (federal, estadual e municipal).

Valter fala que se há de combinar a estratégia mobilização dos parlamentares com mobilização popular. Utilizar-se da mobilização pelo Plano Municipal de Educação para integrar os envolvidos (nesta mobilização) ao movimento pela Universidade Federal.  Divulgar no encontro dos professores da zona leste e tentar aderi-los ao movimento pela universidade federal.

O Padre Ticão defende que o movimento avance também na reivindicação de Escolas Técnicas Federais na Zona Leste, o que não exclui a vinda da universidade federal.

Professora Iara retoma a pauta/roteiro. Fala de um plano para o desenvolvimento educacional, necessidade de parcerias.
Definição das obrigações de cada instância de governo em cada etapa de ensino.
Novamente cita os projetos do Ministério da Educação e do Governo Federal.
Enfatiza que o projeto pela implantação da universidade federal na zona leste tem que ter apoio parlamentar (e suprapartidário) e mobilização popular; os deputados têm que fazer aparecer no orçamento da união e a bancada paulista tem que “bancar” isto. Diz ainda que o GRUPO DE TRABALHO deve buscar e definir o local/imóvel/terreno e que se necessário, buscar acerto com o governo estadual e/ou municipal. Cobrar dos deputados o comprometimento e a colocação de recursos no projeto. O movimento precisa comprovar que quer a Universidade Federal na Zona Leste, através de uma proposta onde deverá constar o perfil e a vocação da universidade.

Tião Soares, integrante do GRUPO DE TRABALHO e também representando a senhora Maria Alice (Fundação Tide Setúbal) enfatizou a necessidade da universidade federal na zona Leste.

A Professora Iara Bernardi comunicou que a presença dela na reunião foi solicitada pelo Ministro da Educação e que o mesmo será comunicado dos encaminhamentos deste GRUPO DE TRABALHO.

Encaminhamentos
- Fica OFICIALIZADO O GRUPO DE TRABALHO PELA UNIVERSIDADE FEDERAL NA ZONA LESTE, com a participação dos presentes nesta reunião;
- Os Deputados Adriano Diogo e Simão Pedro irão articular a criação/institucionalização da FRENTE PARLAMENTAR PELA ZONA LESTE, com o lançamento da Frente no III ENCONTRO DOS PARLAMENTARES COM A ZONA LESTE no dia 26 de junho, no Cangaíba;
- Os Deputados Adriano Diogo e Simão Pedro irão verificar a possibilidade do imóvel ao lado do Parque do Carmo ser o local da Universidade bem como apresentar na próxima reunião quais os passos para se definir isto.
- O Deputado Paulo Teixeira irá procurar a bancada paulista na Câmara Federal para uma reunião com a Comissão pela Universidade  e definir a presença da proposta da universidade federal  na LDO e, conseqüentemente no Orçamento da União;
O Deputado Paulo Teixeira irá agendar com o Gilberto Carvalho uma reunião com a Comissão designada pelo Grupo de Trabalho para apresentar a proposta da universidade federal com a finalidade e que este agende  audiência  com o  Presidente Lula para que seja entregue a ele (e em mãos) a proposta da UNIVERSIDADE FEDERAL NA ZONA LESTE. Ainda: convidar o Presidente Lula e o Ministro Fernando Haddad para que venham à zona leste, ainda neste ano, para motivar a universidade na zona leste. 

Ficou definida que a próxima reunião deste GRUPO DE TRABALHO será realizada em  05 de junho de 2009 às 9h30 no Centro Pastoral São José do Belém, Rua Álvaro Ramos, 366 (ao lado da Estação Belém do Metrô). O motivo desta reunião ser neste local é integrar toda a zona leste no GRUPO DE TRABALHO. Para esta reunião deverão constar os retornos aos encaminhamentos propostos.


O GRUPO DE TRABALHO designou uma COMISSÃO composta por Rogério, Prof. Valter, Luís França, Tião Soares, Ana Lúcia e Renato Wei  para elaboração da Proposta (documento Justificativa) pela Universidade Federal na Zona Leste.  A primeira reunião desta comissão ficou definida para o dia 06 de maio, às 18h30 no CDC TIDE SETUBAL, em São Miguel Paulista.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PROPOSTA DE CRIAÇÃO DO OBSERVATÓRIO DE POLÍTICAS PÚBLICAS

ZONA LESTE DE SÃO PAULO NÃO POSSUI UMA ESCOLA TÉCNICA FEDERAL